Sobre

Sobre

JAF FAUS

O envolvimento com a fotografia foi inevitável, filho de um grande apreciador da arte, fui encantado por ela desde muito cedo.

Quando ganhei minha primeira máquina analógica, uma Olympus Trip, comecei a gastar vários rolos de filmes, até descobrir que havia o modelo Pen, que duplicava as poses, tornando um filme de 36 poses em 72 poses! Uau! Queria esta então!

Depois de muito erro e acerto, recebendo os elogios da família e amigos e com o incentivo de meu pai larguei meu emprego de vendedor numa loja de discos e fui procurar um curso profissional de fotografia.

O melhor curso na época era do SENAC, extremamente concorrido, 300 inscritos para 20 vagas, não lembro se fui melhor no teste escrito ou na entrevista, só sei que passei e tive uma vaga no curso e me formei com a turma do primeiro semestre de 1987.

Desde lá tenho atuado nas mais diversas áreas da fotografia, os primeiros 20 anos de trabalho me voltei para o mercado editorial, colaborando com diversas revistas, mas sempre trabalhando em paralelo com eventos sociais e em produções fotográficas em estúdio.

Complicado escolher imagens que retratem todos estes anos de trabalho, e mesmo algumas delas, sendo muito antigas percebo que se tornaram atemporais.

Muitos são os desafios que tive ao longo deste tempo e hoje ainda com muitas falhas, vejo como uma qualidade minha, conseguir enxergá-las e buscar superá-las.

Nestes 36 anos de profissão, busco traduzir de forma elegante, clara e objetiva os sonhos e ideais dos meus clientes. Ofereço alternativas para situações complicadas, exponho ideias de novas formas, saliento toda a beleza do assunto e escondo o que não é estético, tentando equilibrar-se na fina corda que separa o chic do enfeitado.

Busco entender a necessidade e a mensagem do cliente, sem perder o meu toque autoral. Tento interagir com vários interesses e regras, criando formas de atingir quem vê a imagem com a mensagem funcional e certa.

Minha meta diária é ser: Tão elegante e estético como os fotógrafos de moda, tão ágil e esperto como os de esporte, tão moderno e objetivo como os de publicidade, tão simétrico e detalhista como os de arquitetura e por aí vai...

Enfim, isso tudo são algumas das regras que uso para compor meu trabalho que espero retratar em minhas imagens!

Para fazer a minha história, me recrio e inspiro nas histórias que as imagens clássicas nos contam.

Obrigado por me acompanhar até aqui!

Sejam bem-vindos ao meu site!